Você sabe o que é um Backup?
Confiram abaixo o post do Douglas Manfredi, nosso DBA • Oracle.
Salve galera, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje vamos falar um pouco sobre BACKUP.
Eu sei que esse termo muita gente conhece, já ouviu falar ou tem uma ideia do que seja. Mas te pergunto, o que é um Backup?
Respondendo a essa pergunta de modo direto, backup nada mais é do que uma cópia de arquivos/dados existente, ou seja, deixo guardado para garantir uma restauração em caso de falhas.
Falhas: corrupção de arquivos de dados, incêndios ou até mesmo a explosão do data center.
Existem 2 tipos de backup: Backup Físico e Backup Lógico.
Backup Físico é quando faço o backup dos arquivos físicos do banco de dados, como por exemplo: datafiles, controlfiles, redologs e arquivos de parâmetro.
Backup Lógico: Export/Import (EXP e IMP / Expdp e Impdp) – São backups que contêm dados e as definições dos objetos.
Agora que já sabemos o que é um backup e os tipos que existem, podemos avançar um pouco mais e falar sobre backups consistentes e inconsistentes.
Um backup consistente, ou também conhecido como backup frio, é uma característica onde fazemos o backup com a base desligada. Ou seja, não há transações sendo feitas. E isso significa que todas as alterações que estavam sendo feitas foram gravadas nos arquivos de dados (datafiles).
Backup inconsistente é o contrário, o banco está aberto e operante. Porém, como existem arquivos que não foram gravados no datafiles, dependemos dos archives logs para uma recuperação completa.
Apenas uma observação: como dependemos dos archives logs para uma recuperação completa quando fazemos este tipo de backup, precisamos deixar nosso banco de dados no modo archivelog. Caso contrário, não conseguiremos efetuar este tipo de backup.
Aí você me pergunta, como deixar o banco nesse modo? Resposta:
1 – sqlplus / as sysdba 2 – shutdown immediate (se estiver open) 3 – startup nomount 4 – digitar: alter database archivelog 5 – alter database open;
E é isso, gente. Espero que tenham gostado. Até a próxima!
Valeu!
Douglas Manfredi tem um blog sobre Oracle. Vai la conferir: douglasmanfredidba.blogspot.com