fbpx

Oracle Database • Estados da Instância

Oracle Database • Estados da Instância

Oracle Database

Confiram abaixo o post do Douglas Manfredi, nosso DBA • Oracle.

Salve, galera! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Este é meu primeiro artigo e espero que seja útil para vocês que estão estudando banco de dados ou até mesmo trabalhando com banco de dados. Muita gente, no dia a dia, fala sobre instâncias, ouve no trabalho frases como “se a instância está no ar” ou se o banco de dados está no modo mount ou open. Mas a pergunta que quero fazer para você, leitor, é: você conhece os estados da instância do banco de dados? Digo isso porque muita gente conhece de ouvir falar sobre os estados, porém, não sabe o que acontece por “debaixo dos panos”. Então, de forma bem simplificada, vou explicar para vocês!

Quando falamos em estados da instância, quero dizer e explicar o que acontece desde quando ela está desligada (shutdown) até quando está open (pronta para utilização).

Os estágios são basicamente quatro, sendo eles: shutdown, nomount, mount e open.

Shutdown: Instância desligada, não existe processo de background nem alocação de memória.

Nomount: Digamos que é o primeiro estágio, ou seja, quando digitamos “startup nomount”, os processos de background são iniciados e os arquivos de parâmetros são lidos.

Mount: Neste estágio, além dos processos de background e leitura de parâmetros, os arquivos de controlfile são lidos e os arquivos de dados (.dbf) são identificados. Aqui, os arquivos não são abertos, apenas localizados.

Open: Neste modo, o banco está aberto tanto para escrita quanto para leitura.

Abaixo segue uma figura que exemplifica o que foi falado acima:

Espero que este pequeno texto ajude você a entender cada vez mais sobre Oracle Database. Até a próxima!

Douglas Manfredi tem um blog sobre Oracle. Vai la conferir: douglasmanfredidba.blogspot.com