10 motivos para quem usa o Protheus (Totvs) implementar o Power Alerts
Fala Pessoal, Tudo certo?
Em 2013 fiz esse post e foi um grande sucesso:
Resolvi voltar aqui 12 anos depois para complementar essas dicas já que em 2013 não existia Power Alerts. Hoje está muito mais simples para você monitorar o banco de dados do seu Protheus bem de perto.
O Power Alerts (https://poweralerts.com.br ) é uma ferramenta de monitoramento para SQL Server criada com scripts que utilizei ao longo dos meus quase 20 anos trabalhando com SQL Server e foram evoluindo muito ao longo do tempo. Todos os problemas que tivemos nesses 10 anos de Power Tuning viraram um alerta ou uma rotina de log para que esses problemas não impactassem novamente nossos clientes.
Sem enrolação, vamos aos 10 motivos para quem usa o Protheus (Totvs) com sql server implementar o Power Alerts.
1 – Identificar travamentos no Protheus causados por bloqueios no BD
Assim como todo ERP, locks são muito comuns no banco de dados do Protheus.
Nele pegamos bastante locks no banco de dados causados muitas vezes por conexões em Sleeping.
Como podem ver nesse e-mail, o processo 175 do Protheus está com uma conexão Sleeping e está bloqueando o processo 254.
Ou seja, o usuário do Protheus do processo 254 que abriu uma tela e executou uma ação vai ficar esperando um tempão porque está sofrendo um block no SQL Server. Você vai suspeitar de muitas coisas, pode achar que é um problema de Hardware ou no servidor de aplicação, mas é um lock no banco de dados.
Se isso acontecer na sua empresa, com o Power Alerts você não vai nem precisar logar no banco de dados para ver esse tipo de problema.
Vai receber um e-mail no seu celular já com as queries envolvidas em um lock com sleeping e vai atuar as vezes até antes do usuário reclamar com a TI.
Já fiz um vídeo de quase 15 min falando em detalhes sobre o assunto:
Assista sem falta que ficou muito bom o vídeo.
Então ao invés de ficar perdido sem saber porque o Protheus está parado, ao invés de precisar abrir chamado na Totvs para esperar ajuda de alguém de lá, Use o Power Alerts e tenha conhecimento do que acontece no BD do seu ERP.
Se usa Protheus, só por esse e-mail de aviso de lock aqui já valeria ter o Power Alerts.
2 – Comparar se a performance do BD melhorou ou piorou após uma atualização do Protheus
Sabemos que de tempos em tempos existem atualizações do Protheus com melhorias e correções de problemas.
No Power Alerts temos uma procedure mágica chamada stpPowerReport_SQL_Performance.
Essa procedure te manda um e-mail com vários gráficos comparando como estava a performance do banco de dados antes e depois da atualização de Protheus que foi realizada no seu ambiente. Você pode comparar vários contadores uma semana antes e uma semana depois da atualização.
Como podemos ver acima, comparamos uma semana antes e uma semana depois do dia 12/05/2024 e o consumo de CPU piorou bastante após essa data. Com o Power Alerts você terá essa informação disponível de forma fácil e para vários indicadores do Banco de Dados (CPU foi só um exemplo).
Eu fiz um vídeo explicando em detalhes o uso dessa procedure para comparar o banco antes e depois de uma migração do SQL Server:
A mesma coisa acontece quando você atualiza a versão do Protheus. Vai poder ver todas essas comparações que mostrei no vídeo. Não deixe de assistir.
3 – Monitorar o tamanho do BD de perto já que no Protheus ele pode crescer muito
Algumas tabelas do Protheus chegam a ter centenas de colunas. Então, dependendo do funcionamento da sua empresa, o banco de dados pode crescer demais.
Lá em 2013 eu já mostrei que você deve compactar suas tabelas do Protheus para amenizar bastante esse problema.
Com o Power Alerts temos um monitoramento diário do crescimento de cada tabela do seu banco de dados.
Dessa forma, você vai ter a resposta de forma fácil do motivo do seu banco de dados estar crescendo muito e acompanhar as tabelas que mais crescem para ver se é alguma rotina que está errada ou se é a normalidade do seu ambiente.
Segue abaixo um gráfico do Power Alerts mostrando como ficou uma base do Protheus após uma compressão:
A base caiu de 1.4 TB para 379 GB. 74% de redução!!!
E essa redução vai te ajudar muito no consumo de memória do SQL Server como mostrei nesse vídeo:
Como podem ver no gráfico abaixo, também tenho a informação a nível de tabela:
Essa tabela reduziu de 116 GB para 39 GB. 67% de redução!!!
4 – Monitorar de perto a Fragmentação dos seus índices do Protheus
Se abrir um chamado na Totvs reclamando de lentidão, uma das primeiras perguntas que vai receber é como está a fragmentação do seu banco de dados.
Com o Power Alerts, você vai monitorar diariamente como está a fragmentação do banco de dados e se ela tiver com problema, você vai receber alerta para atuar.
Veja um gráfico que você terá no Power Alerts para sair do escuro e ter uma visão clara de como está a Fragmentação dos seus índices do Protheus:
Assim, quando abrir um chamado na Totvs já consegue até enviar no próprio chamado esse gráfico de como está a fragmentação do banco de dados. Eles vão gostar e vai agilizar seu atendimento.
Nesse vídeo mostrei detalhes de como pode ver isso no Power Alerts:
5 – Monitorar de perto as estatísticas do BD do Protheus (muito importante para a performance!)
Vejo muita gente preocupada com fragmentação de índices e rotinas de REBUILD e DEFRAG, mas não tão preocupadas com as estatísticas do BD.
Para nós da Power Tuning, a rotina de atualização de estatística é muito mais importante que a de desfragmentação de índices.
É com a estatística atualizada que o SQL Server sabe se temos 10 clientes com nome Fabrício na tabela de cliente ou se temos 100 mil clientes com esse nome. E com essa informação ele escolhe fazer um Seek ou um Scan quando procurarem por Fabricio no sistema.
Com o Power Alerts, você vai ser alertado caso suas estatísticas estejam desatualizadas para que possa tomar uma ação antes de abrir chamado na Totvs.
Veja o gráfico que terá no Power Alerts com informações das estatísticas do Protheus:
Se tiver uma lentidão no sistema já pode inclusive colocar esse gráfico no chamado para ter um atendimento mais rápido. A Totvs vai gostar.
Se tiver muita estatística com atualizações bem antigas, isso pode ser uma das causas da lentidão do seu ambiente.
Nesse vídeo mostro os detalhes de como validar isso no Power Alerts:
6 – Receber um e-mail de checklist diário com informações de como foi a performance do BD do Protheus no dia anterior
Imagina ter reclamações do seu sistema no dia anterior e poder abrir um e-mail e já ter todos os dados com as principais informações do banco de dados desse dia?
No Power Alerts você tem isso.
O E-mail diário de checklist é bem completo e cheios de gráficos:
Se você está no meio de um faturamento que sempre demora, pode acompanhar diariamente um resumo de como foi o dia anterior na sua empresa em um único email.
Nesse último gráfico acima temos os maiores waits do dia anterior. Como podemos ver, o Protheus tem muito wait de ASYNC_NETWORK_IO. Nesse vídeo mostrei o que significa esse wait:
Para finalizar, veja nesse vídeo todas as informações que você vai ter do seu ambiente de BD Protheus com esse e-mail de checklist:
7 – Ter uma documentação dinâmica de configurações do BD do Protheus para recuperar o SQL em caso de desastres
Imagina que seu seu banco de dados foi criptografado e você precisa subir um novo SQL Server com toda a pressão da empresa parada nas suas costas.
Você vai precisar ter a resposta dessas perguntas nesse momento de pressão:
- Qual collation o SQL usava?
- Onde estavam os arquivos das bases para voltarem mais fácil no restore?
- Quais configurações tinha na sp_Configure?
- E muito mais
Com o Power Alerts você terá uma documentação dinâmica do seu SQL Server todo dia 01. Receberá um e-mail com a resposta para todas essas perguntas e muitas outras.
Sabendo disso, você vai ter muito mais tranquilidade para subir seu novo ambiente SQL Server após o desastre. E isso pode gerar uma redução de custo grande para sua empresa reduzindo o tempo parado.
Veja nesse vídeo abaixo todas as informações contidas nessa documentação dinâmica do Banco de Dados que o Power Alerts entrega para você:
8 – Monitorar o BD do Protheus em tempo real com um Dash em Power BI
Isso era um pedido antigo de nossos clientes e resolvemos essa dor com o Power Alerts.
Criamos um dashboard em Power BI que conecta em todos os dados que coletamos com o Power Alerts para você visualizar em tempo real como está o seu banco de dados naquele momento.
Você pode colocar em uma TV ou Monitor para seu time acompanhar na hora quando algum usuário seu reclamar de lentidão no Protheus.
Veja nesse vídeo os detalhes do que temos disponível nesse Dashboard em Power BI:
Post no nosso blog sobre o Power monitor:
*** Importante: Se você paga mais de 15 licenças de Power BI hoje na sua empresa, conheça o nosso portal de Power BI Embedded: www.powerembedded.com.br ***
*** Com a economia que vai ter com o Power BI, vai pagar o Power Alerts e ainda vai sobrar orçamento na sua TI
9 – Monitorar se tem alguém tentando logar no seu SQL Server na força Bruta (Segurança)
Pensando em segurança, hoje se alguém tiver tentando adivinhar a senha dos seus usuários SQL Server na força Bruta, você não consegue pegar se não ficar monitorando o error log do SQL Server.
O Power Alerts já tem esse monitoramento pronto para você.
Se você tiver um número alto de tentativas de Login com falhas no banco de dados vai receber um e-mail para poder investigar e tomar alguma ação sobre o assunto:
Imagina se isso te ajuda a resolver uma possível invasão e liberação de dados do SQL.
Só aí já pagou a ferramenta por 100 anos.
Para segurança temos que investir o máximo que puder e o monitoramento do BD é um desses investimentos.
10 – Monitorar os backups e outros 40 alertas que podem impactar seu BD do Protheus
Backup é o que todo gestor de TI deve trabalhar para garantir que nunca vai faltar.
Essa frase é muito verdade: “Quem tem 2 backups tem 1 e quem tem 1 não tem nenhum”
No Power Alerts monitoramos 3 alertas de Backup:
- Se não tem um backup nas últimas 24 horas (Full ou Diff)
- Se não tem um backup full nos últimos 7 dias
- Se não tem um backup do log nas últimas 3 horas
Você monitora isso hoje no seu ambiente?
Olha que gráfico legal que enviamos em um alerta de backup e ainda por cima informamos qual foi o último checkdb realizado nessa base de dados:
Se você fizer backup mas esse backup tiver com uma base corrompida, você terá problemas.
Então você gestor de TI vai querer garantir que a base do seu Protheus está guardada de forma íntegra.
E no SQL Server você garante isso executando o CheckDB com frequência.
O Power Alerts te avisa se você tiver bases sem CheckDB e bases com CheckDB bem antigos.
O alerta de CheckDB seria o 11º motivo para você contratar o Power Alerts e eu ainda poderia falar mais 40 motivos citando todos os outros alertas.
Segue abaixo todos os alertas que criamos no Power Alerts para monitorar seu Protheus:
Essas são as mais de 25 rotinas que criaremos no seu SQL Server para que você possa sair do escuro e saber se o problema de lentidão do seu Protheus é no Banco de Dados, na infra ou na aplicação.
Conclusão
Viram como o Power Alerts é bem completo?
Clientes nossos que migraram para a nuvem da Totvs sentiram falta de ter essa visão mais detalhada sobre o BD do Protheus e todos os alertas proativos que avisavam eles de uma lentidão antes do usuário ligar para a TI.
O Power Alerts é um monitoramento de SQL Server criado por DBAs SQL Server para monitorar e resolver problemas reais das centenas de clientes atendidos pela Power Tuning.
Ele complementa qualquer monitoramento de Zabbix que sua empresa tenha por ser mais específico para SQL Server.
Se você tem um DBA interno na sua empresa, a produtividade dele vai aumentar com o uso do Power Alerts por já entregar muita coisa pronta.
Se não tem, aí é uma obrigação ter o Power Alerts que vai mapear problemas de DBA para seu time de desenvolvimento e infraestrutura que cuidam do seu banco hoje.
Antes de comprar um Hardware maior, implante o Power Alerts e monitore se o problema realmente é no banco de dados. Se for, faça um trabalho de tuning nas queries mais demoradas.
Só depois disso compre um Hardware novo. Um trabalho de consultoria pode te economizar muito $$$ em um Hardware novo.
Também terá economia do tempo do seu time de TI com o Power Alerts, o que paga com sobra o valor da mensalidade de R$ 240,00 dele. Se o Power Alerts economizar uma hora do meu time de DBA no mês já se pagou. E ele economiza várias.
Finalizando, tenho uma playlist com vídeos grátis no Youtube dando muitas dicas bem úteis para você que trabalha com SQL Server e Protheus. Vocês tem que assistir eles:
Se quiserem se aprofundar mais ainda, tenho um curso com 11 horas de conteúdo obrigatório para quem trabalha com SQL Server e Protheus:
*** Detalhe Importante – Quem contrata o Power Alerts ganha esse curso acima de graça!!! ***
*** Detalhe Importante 2 – Também ganha o curso de T-SQL do Luiz Vitor na plataforma da Power Tuning ***
Espero que tenham gostado desse novo artigo 12 anos depois.
Ficou um pouco longo, mas ficou bem rico em informações.
Fabrício Lima,
Ex-DBA SQL Server com Protheus e agora CEO da Power Tuning